Imagine o dia em que não precisarmos mais plugar aparelhos elétricos à tomada para que eles funcionem, pois o equipamento será capaz de captar a energia que precisa, através do ar. Apesar de isso parecer tema de filme de ficção científica, a tecnologia existe, está em fase de experimentação e promete revolucionar a forma como pensamos em fontes de alimentação para equipamentos eletrônicos (e até os outros tipos de eletrodomésticos, como geladeiras, fornos de microondas, etc.). Ou seja, será possível ligar aparelhos em locais onde ficaria muito difícil ou mesmo impossível utilizar cabos de energia.

 

Conexão é a palavra-chave do momento. Saber o que é wireless e entender a diferença dessas tecnologias sem fio não é mais um simples capricho, mas uma necessidade real. Seja em smartphones, tablet’s, netbooks ou notebooks, televisores, todos querem ter acesso à informação. E como isso é feito longe do computador? O principal meio é a Internet Wireless.

O QUE É WIRELESS?

A tecnologia Wireless significa “sem fio” (em livre tradução), e possibilita a transmissão da conexão entre pontos distantes sem precisar usar fios (como telefones sem fio, rádios ou o seu celular). Essa tecnologia engloba uma série de outras, sendo a mais comum delas a Wi-Fi. Conheça algumas delas:

SVA - Serviços de Valor Adicionado é:

   “Atividade que acrescenta, a um serviço de telecomunicações que lhe dá suporte e com o qual não se confunde, novas utilidades relacionadas ao acesso, armazenamento, apresentação, movimentação ou recuperação de informações.”

 

SCM - Serviços de Comunicação Multimídia é :

   “É um serviço fixo de telecomunicações de interesse coletivo, prestado em âmbito nacional e internacional, no regime privado, que possibilita a oferta de capacidade de transmissão, emissão e recepção de informações multimídia, utilizando quaisquer meios, a assinantes dentro de uma área de prestação de serviço.”

 

O mundo está cada vez mais digital. Esta afirmação pode ser confirmada com apenas um olhar à nossa volta para constatar a quantidade de aparelhos eletrônicos presentes. Como outra facilidade do mundo moderno, muitas vezes recorremos aos dispositivos que evitarão o emaranhado de cabos pela casa, como modems wireless, telefones sem fio, entre outros.

 

O problema é que todos estes aparelhos podem acabar criando interferências e, dependendo do caso, atrapalhando o funcionamento correto de alguns deles. Quem mais sofre com esse tipo de ocorrência são os modems para conexão sem fio. Por isso que, dependendo dos dispositivos utilizados, sua internet Wi-Fi pode apresentar mau funcionamento ou até mesmo cair.