Microsoft decide “blindar” Skydrive e Outlook com criptografia avançada…

Os últimos eventos relacionados à espionagem levada a cabo pela agência de segurança americana “NSA”, levaram a que as companhias de tecnologia repensassem o seu esquema de segurança. Os utilizadores dos serviços perderam a confiança em algumas companhias, por não saberem se elas entregaram “de mão beijada” os seus dados mais secretos.

A solução agora é mostrar que há um interesse em inverter a situação. Foi por isso que a Microsoft anunciou que aumentará a segurança dos dados enviados no Outlook.com , o seu serviço de e-mail e os dados do SkyDrive (o serviço de armazenamento na nuvem).

Com essa acção, todas as comunicações enviadas pelos usuários ou recebidas a partir de servidores da Microsoft serão criptografadas. Assim, somente a Microsoft e o computador do usuário terão a chave necessária para decodificar as informações.  Para deixar os utilizadores ainda mais descansados, a criptografia escolhida pela Microsoft utiliza a tecnologia Perfect Forward Secrecy, que gera chaves criptográficas temporárias, que garantem que mesmo que uma comunicação seja interceptada, ela não possa ser decifrada (teoricamente). O projecto de “blindagem” das comunicações dentro da rede Microsoft terminará no segundo semestre de 2014, até lá, continue a cuidar bem da sua informação.

 

O próximo passo envolve  a parceria com a Google e outros provedores de e-mail, para que a comunicação entre usuários de diferentes plataformas seja igualmente sigilosa. Facto que não acontece actualmente.

Fonte: Veja