Estudo alega que 61,5% do tráfego web são gerados por bots

Web sites estão sendo cada vez mais visitados por bots em vez de por humanos, segundo um novo estudo da Incapsula. A empresa, que oferece serviços baseados em nuvem para sites, revelou que 61,5% do tráfego da Internet estão sendo gerados por bots, adicionando que em março esse índice era de 51%.

Os resultados do estudo vieram do monitoramento de 20 mil sites na rede da Incapsula por um período de 90 dias. Os números mostram que 31% de todo o tráfego web vieram de sites de busca, como Google e Bing, junto com bots “bons”. Entretanto, os outros 30,5% pertencem à categoria “maliciosa” de bots, incluindo “scrappers” de buscam roubar conteúdo e endereços de e-mail, hacker bots que tentam tomar sites ou distribuir malware, e outros bots que lançam ataques de negação de serviço e tentam reduzir a largura de banda disponível de um site.

 

Uma mudança interessante em relação ao relatório do ano passado é que a atividade de bots de spam reduziu 75%, sendo responsável atualmente por apenas 0,5% de todo o tráfego web. A Incapsula acredita que parte da razão para a redução pode ser atribuída aos esforços do Google para limitar o envio automático de spams, graças às mudanças em seus algoritmos de busca.

Com informações de Neowin