Dia da Internet Segura: especialistas alertam para mudança de postura

Nesta terça-feira (11) é celebrado o Dia Mundial da Internet Segura. O objetivo é alertar os internautas sobre os perigos e ameaças a que estão expostos, além de conscientizá-los sobre o modo como usam a rede. No Brasil, a data é coordenada desde 2009 pela SaferNet Brasil, instituição sem fins lucrativos, referência nacional contra crimes e violações aos Direitos Humanos na Internet.

As empresas especialistas em segurança sugerem uma mudança na postura em relação à navegação na Internet. Cada vez mais, a vida digital e a real estão interligadas. Acesso ao banco via online banking, compras online, troca de fotos, vídeos e outras informações precisam ser realizados de modo seguro ou podem acabar caindo em mãos erradas. O resultado acaba gerando uma grande dor de cabeça aos usuários, como roubo de dados e exposição indevida.

Segundo uma pesquisa realizada pela desenvolvedora ESET, os usuários de Internet não têm muitas informações sobre segurança na rede e se sentem inseguros em diversos aspectos. Por exemplo, 90% dos usuários consideram que terceiros podem acessar suas informações na nuvem. Além disso, 64% dos internautas desconhecem o que é autenticação dupla, 58% guardam suas senhas em dispositivos móveis e 52% acreditam que as informações armazenadas nos servidores das redes sociais não estão completamente seguras.

Leia mais em TechTudo